terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Respostas da Atividade 4 (Flaviane)

1- Segundo o filósofo Laymert Garcia, “... è preciso ter a noção de preservação das tecnologias existentes, que é diferente de conservação” (P. 291). Como podemos entender essa fala do autor, sabendo que as tecnologias evoluem a cada momento?

R: O autor, ao falar em preservação das tecnologias existentes, se refere ao fato de percebermos o que tem de importante nesse meio tecnológico, mas não para fechar isso em algum lugar e conservar, e sim trabalhar essas tecnologias que hoje são importantes para que possam também expandir, desenvolver e ajustar acompanhando os acontecimentos do mundo.


2- “Quando você fala cultura digital, está falando só da dimensão novas mídias e está falando, digamos, dos processos de digitalização da cultura. Como eu acho que é mais amplo, eu prefiro cultura cibernética, porque esse termo abrange, até do ponto de vista conceitual, não só os processos todos, mas a transformação da forma que lidamos com eles.” (SANTOS, P. 286)
Comente essa fala do filósofo, relacionando-a ao conceito de mídia mostrado por Lúcia Santaella.

R: O sociólogo dá preferência ao termo cultura cibernética, à cultura digital, porque acredita que o digital se refere apenas ao campo das mídias. E aí então podemos lembrar o que diz Santaella quanto às mídias, que são apenas meios ou suportes físicos de acesso à informação (P. 25). Já o termo cibercultura, segundo Laymert, abrange todas as transformações culturais pelas quais nossa sociedade está passando.


REFERÊNCIAS:
SANTOS, Laymert Garcia dos. Entrevista. In: SAVAZONI, Rodrigo; COHN, Sergio (orgs). Cultura Digital.br. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009. Pp. 285-293.
SANTAELLA, Lucia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. Disponível na Internet via URL <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/

Nenhum comentário:

Postar um comentário