Resposta número 1:
Lúcia Santaella lista e explica algumas categorias culturais pelas quais nossa sociedade vem passando e por consequência sofrendo alterações em todas as áreas de atuação do ser humano. São elas: a cultura oral, a cultura escrita, a cultura impressa, a cultura de massas, a cultura de mídias e a cultura digital. A autora esclarece bem que apesar de cada uma possuir suas peculiaridades, elas se misturam e se entrelaçam formando uma grande rede de comunicação, estabelecida por diferentes meios.
Cada era ou cultura se caracteriza pela sua especificidade e de forma alguma perde a importância pela chegada de outra, mas pelo contrário, uma se agrega a outra, inovando e adequando os suportes da comunicação. A comunicação oral e a escrita são ainda extremamente importantes; a cultura de massas, produzida para a população em geral, levou o indivíduo a agir de forma padronizada; a cultura de mídias é caracterizada como a cultura do disponível e é intermediária entre a de massas e a digital; e a última delas, a digital, também conhecida como cibercultura, é a cultura do acesso à informação permitida através dos computadores e das redes de tele comunicações, que vem crescendo consideravelmente.
A autora destaca a cultura das mídias e a digital ou cibercultura porque é a mais forte atualmente. O avanço tecnológico e a criação de aparelhos eletrônicos cada vez mais individual e personalizado, afasta a cultura de massas abrindo espaço para a era digital, em que a busca individualizada pela informação é cada vez maior. São estas as categorias citadas pela autora Lúcia Santaella e que nos levam a perceber que cultura e comunicação seguem juntas no desenvolvimento da sociedade.
Atualmente vivemos a era digital ou a cibercultura, ou seja, vivemos sob a influência das tecnologias digitais e das comunicações em rede através do espaço virtual. É também a era do acesso, em que as pessoas buscam por informações que resolvam questões individualizadas. Essa nova cultura se faz presente em nosso cotidiano: no trabalho, no lazer e em diversas outras situações. As pessoas atualmente pagam conta, fazem inscrições, agendam consultas e muito mais via internet. Tem o voto eletrônico, a lousa digital e a educação à distância. Não esquecendo ainda dos sites de relacionamentos, das bibliotecas digitais e dos cartões inteligentes, por exemplo. Enfim, são várias as facilidades e comodidades que a cultura digital oferece à nossa sociedade.
REFERÊNCIAS:
SANTAELLA, Lúcia. “Da Cultura das Mídias à Cibercultura: O Advento do Pós-humano”. In: Revista FAMECOS. Porto Alegre.2003
SANTAELLA, Lúcia. “Da Cultura das Mídias à Cibercultura: O Advento do Pós-humano”. In: Revista FAMECOS. Porto Alegre.2003
Nenhum comentário:
Postar um comentário